A empresa Teixeira Duarte vai construir uma fábrica na Venezuela destinada à produção de Canaima, os computadores portáteis "inspirados" no Magalhães da JP Sá Couto.
O compromisso para a construção da fábrica faz parte de um conjunto de 13 acordos de cooperação, assinados esta semana entre o Governo português e o venezuelano, e prevê uma produção superior a dois milhões de computadores.
"Os computadores Canaima somam e seguem" existindo "o projeto de criar uma fábrica", referiu o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas durante a assinatura dos acordos bilaterais, avaliados em 1.000 milhões de euros, para os próximos três anos.
Do conjunto de protocolos fazem igualmente parte a construção da rede de distribuição de gás numa zona importante na Venezuela pela Visabeira, encomendas aos estaleiros navais de Viana do Castelo e a compra de petróleo, entre outros.
Recorde-se que os portáteis que constituíram a base do e-escolinha em Portugal, chamam-se Canaima na Venezuela, em honra à região do país com o mesmo nome.
Numa altura em que o programa e-escolinha foi suspenso, o projeto educativo associado ao Magalhães continua a gerar interesse em várias partes do mundo, nomeadamente na Costa Rica, onde os responsáveis da JP Sá Couto estiveram recentemente para apresentar o conceito.
Publicado por:
Jonatas
não esta mau
ResponderEliminarbeijinhos e abracinhos
ResponderEliminarBastante Informativo.Gosto!
ResponderEliminarEsta seria uma iniciativa da empresa Teixeira Duarte seria melhor se apostasse mais em Portugal, mas coomprende-se o objectivo de internacionalização e inter-ajuda mundial.
ResponderEliminarconcordo com o Miguel.
ResponderEliminar