Já imaginou um lava-loiça amigo do ambiente?
Dispositivo está a ser desenvolvido em Portugal e vai permitir separar a gordura acumulada e armazená-la para a produção de biodiesel
Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) estão a desenvolver uma caixa ecológica que permitirá separar a gordura acumulada no lava-loiça e armazená-la para a produção de biodiesel, noticia a agência Lusa.
O «GreenBox» é um dos projectos que vai estar em destaque no Dia da Inovação, que a UTAD promove na quarta-feira, em Vila Real, para divulgar a investigação que se desenvolve na academia transmontana.
Coordenado pelo professor e investigador João Barroso, o projecto visa a criação de uma caixa que fará a separação da gordura que fica na água da lavagem da loiça, resíduos que são «altamente poluentes» e «criam problemas gravíssimos nas estações de tratamento de águas residuais».
«A Greenbox é colocada debaixo da pia e o objectivo é que a água saia para o sistema de saneamento e a gordura fique acumulada», explicou o responsável.
A ideia é que esta gordura seja também recolhida «em tempo útil», para que possa ser aproveitada para a produção de biodiesel.
Nesta fase, a caixa está a ser criada para restaurantes e unidades hoteleiras, mas, segundo o responsável, mais tarde deverá ser também aproveitada ao nível dos condomínios dos edifícios.
A partir desta invenção podemos melhorar o nosso ambiente, que já está bastante prejudicado pela população acutal a nível mundial.
Desta forma poderíamos ter mais espaços verdes, como estes:
Publicado por:
Gonçalo
Sem comentários:
Enviar um comentário